BI Dashboard: para que serve?
Você precisa compartilhar com o seu time ou até mesmo com o seu gestor, informações relevantes sobre a área ou o mercado. Você então analisa os dados, cruza informações e identifica tendências, e, certamente, sem a ajuda do dashboard este processo pode ser bastante complicado.
O dashboard nada mais é do que um painel personalizado para exibição de informações. Além de unir dados, o painel permite o acompanhamento de métricas e, claro, compartilhar conhecimento com os demais times, uma vez que os dados são apresentados em forma de gráfico, permitindo melhor entendimento e leitura das informações, como por exemplo: número de vendas, faturamento, performance dos negócios, estoques de produtos, estratégias de marketing e campanhas de comunicação, entre tantas outras.
Os dados são exibidos em diferentes formatos de gráficos (barra, pizza, linhas, etc), e a produção do dashboard por ser feita em diversas ferramentas como por exemplo o Power BI (Microsoft), que permite a união de dados e informações e as disponibilizam de maneira bastante visual, com direito a botões e funções específicas, o que facilita bastante a análise.
Existem diversos modelos de dashboards e a escolha deverá ser feita de acordo com o objetivo.
Os principais são:
- Estratégico: costuma ser utilizado pelo C-Level da empresa e prioriza planejamentos de longo prazo. Conforme o nome sugere, traz as informações estratégicas da companhia;;
- Tático: adequado para acompanhar demandas de médio prazo e com mais detalhamento do que o dashboard estratégico, ele também traz indicadores que auxiliam nas tomadas de decisão;
- Operacional: Focado em métricas de performance operacional e tem a função de auxiliar a empresa na identificação rápida de possíveis falhas e, claro, agir na correção.
Para ver outros modelos de dashboards, a Microsoft disponibiliza em seu site diversos. Vale a pena dar uma olhada.
Se você pretende aprender sobre dashboards para aplicar no seu trabalho, a Infomev disponibiliza treinamentos nas mais diversas ferramentas. Clique aqui para saber mais. Conhecendo um pouco mais, você poderá agregar mais valor ao seu trabalho ou até mesmo conquistar aquela promoção que você tanto deseja na sua carreira.
- Crédito imagem: Pikisuperstar no Freepik